A sacralização do cotidiano na mídia

Autores

  • Philippe Joron Universidade Paul Valéry – Montpellier III, França

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17225

Palavras-chave:

Cotidiano, Sacralização, Telerrealidade, Comunicação de massa

Resumo

O estudo ora proposto tem por principal objetivo explorar algumas pistas de reflexão sobre o fenômeno da telerrealidade brasileira no amplo contexto da comunicação de massa, enfatizando a produção, a recepção e os significados potenciais das construções imaginárias elaboradas a partir da problemática da vida cotidiana nas suas modalidades peculiares e não apenas em função dos grandes acontecimentos políticos, econômicos, culturais e sociais que configuraram até então as preocupações jornalísticas e criativas. É nesse sentido que falaremos de sacralização do cotidiano na mídia, considerando esse campo plural do relato jornalístico ou ficcional e principalmente a própria ambigüidade do fait-divers, do noticiário sobre crimes, acidentes e escândalos de todo tipo (misturando sensacionalismo e banalidade), das reportagens sobre as condições de vida do cidadão, o conteúdo pragmático-realista das telenovelas, como um leitmotiv comunicacional que alimenta os diversos processos de identificação social e cultural.

Biografia do Autor

Philippe Joron, Universidade Paul Valéry – Montpellier III, França

Professor do Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Paul Valéry – Montpellier III, França. Coordenador da Graduação de Sociologia. Doutor em Sociologia pela Universidade René Descartes, Paris V - Sorbonne.

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