Relatos de um outsider: uma análise sobre o cotidiano de radialistas não evangélicos e pastores em duas emissoras da Igreja Universal do Reino de Deus

Autores

  • Sílvia Garcia Nogueira UEPB

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2006.17156

Palavras-chave:

rádio e religião, IURD, atropologia dos meios de comunicação.

Resumo

A partir de uma perspectiva interacionista e de uma abordagem etnográfica, este artigo busca descrever, analisar e discutir antropologicamente o modo como se desenrolam as atividades radiofônicas em duas emissoras religiosas, bem como as interações sociais que nelas se desenvolvem. A análise da dinâmica social cotidiana ali encontrada aponta para uma percepção de que aquelas rádios não são apenas um local de trabalho; antes, as relações estabelecidas entre os funcionários das rádios membros da Igreja e os profissionais não evangélicos o transformam em um universo social marcado por regras, valores, expectativas e comportamentos resultantes de referenciais tanto profissionais quanto religiosos.

Biografia do Autor

Sílvia Garcia Nogueira, UEPB

Professora do curso de relações internacionais da UEPB, mestre e doutora pelo Museu Nacional/UFRJ. Membro do Comitê Paraíbano de Educação em Direitos Humanos (CEPDEH), no qual coordena o GT Educação e Mídia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos