Comunicação e Humanização: a reconstrução do relacionamento médico – paciente como critério de qualidade na prestação de serviço

Autores

  • Maria Rosana Ferrari Nassar PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2005.17138

Palavras-chave:

Comunicação, humanização, relacionamento, qualidade, formação.

Resumo

O trabalho aborda a comunicação como fator importante na reconstrução do relacionamento entre médico e paciente, no sentido de uma prática médica humanizada. Reflete sob a perspectiva da comunicação interpessoal (entre médico e paciente) como um aspecto que repercute na qualidade do serviço prestado pelas organizações de saúde, no modo como este é percebido pelo usuário. O trabalho pondera, ainda, sobre a comunicação entre médico e paciente como dimensão do processo de humanização da prática médica que se consigna na observância da conduta ética, no respeito aos direitos dos pacientes e no tratamento destinados às pessoas e não às doenças. A discussão é permeada, primeiramente, pela questão da formação do médico, considerando a necessidade de desenvolver habilidades comunicacionais, além do conhecimento técnico e, também, na preparação do profissional de comunicação para a atuação junto à área da saúde.

Biografia do Autor

Maria Rosana Ferrari Nassar, PUC/SP

Doutora em Ciências da Comunicação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP.

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