Projeção de imagens e ação política na cidade do Rio de Janeiro: contribuições do estudo de situações sociais para a análise de apropriações tecnológicas

Autores

  • João Guilherme Bastos dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Freire Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.13147

Palavras-chave:

Tecnologia, Projeções, Ação Política, Coletivo Projetação, Perspectiva dramatúrgica

Resumo

Este trabalho aborda a apropriação tecnológica de projetores com finalidades de ação política, particularmente a interação entre projetações e fotografias em ações políticas na cidade do Rio de Janeiro, tomando como base o estudo de situações de interação da perspectiva dramatúrgica proposta por Erving Goffman e verificando algumas possibilidades teóricas desta proposição a partir de imagens do Coletivo Projetação projetadas no Palácio da Guanabara durante as manifestações ocorridas na segunda metade de 2013 e das projeções da Caminhada pelo Clima no Cristo Redentor em setembro de 2014.

Biografia do Autor

João Guilherme Bastos dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e jornalista. Atualmente trabalha como editor no Diretório de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. Bolsista CAPES.

Fernanda Freire, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e jornalista.

Downloads

Publicado

2015-02-03