A relação entre representante e representados no Facebook: Um estudo de caso da fanpage de Dilma Rousseff

Autores

  • Brenda Parmeggiani Universidade Nova de Brasília e Centro de Investigação Media e Jornalismo

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.13085

Palavras-chave:

facebook, comunicação pública, ciência política

Resumo

O advento de novas tecnologias digitais cria expectativas sobre novas formas de comunicação, inclusive na política. Assim, questiona-se: o Facebook, como exemplo entre as TICs, pode ser ou é utilizado como ferramenta para incrementar o diálogo entre representante e representados? Logo, empreende-se um estudo de caso da fanpage da presidente Dilma Rousseff com o intuito de analisar se a página é utilizada para esse fim ou não. Embora esteja claro o potencial interativo das mídias digitais, constata-se que a fanpage da presidente brasileira no SRS não realiza esse propósito, tampouco atende aos preceitos da Comunicação Pública.

Biografia do Autor

Brenda Parmeggiani, Universidade Nova de Brasília e Centro de Investigação Media e Jornalismo

Jornalista formada pela PUCRS é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, é doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília e membro de Centro de Investigação Media e Jornalismo (Portugal).

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Publicado

2015-02-03