OS VÍNCULOS, A MASSA, AS MANIFESTAÇÕES: teoria da comunicação e psicanálise

Autores

  • Potiguara Mendes da Silveira Jr. Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.12880

Palavras-chave:

Teorias da comunicação, Nova psicanálise, Manifestações de rua.

Resumo

Resumo: Objetivos: situar a teoria da comunicação no campo geral do conhecimento (científico ou outro); tomá-la como ferramenta de estudo, pesquisa e aplicação a uma ampla gama de acontecimentos vinculatórios (além daqueles específicos dos seres humanos); descrever a teoria geral dos vínculos que embasa a Transformática (teoria psicanalítica da comunicação); expor a definição de comunicação decorrente dessa teoria geral dos vínculos; e endereçar sua aplicação a manifestações de “massa” recentemente ocorridas no Brasil.

Palavras-Chave: Teorias da comunicação. Nova psicanálise. Manifestações de rua.


[1] Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação, do XXIII Encontro Anual da Compós, na Universidade Federal do Pará, 27 a 30 de maio de 2014.

[2] Professor (UERJ e FACHA/RJ). Doutor em Letras (UFRJ). Pós-Doutor (CECL/Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa/CNPq: “Redes Sociais, Ambientes Imersivos e Linguagem” e “ETC: Estudos Transitivos do Contemporâneo”.

[3] Professor associado da Faculdade de Comunicação e do PPGCOM (UFJF). Doutor (Eco/UFRJ). Pós-Doutor (CECL/Universidade Nova de Lisboa). Psicanalista (NovaMente/RJ). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa/CNPq: “Redes Sociais, Ambientes Imersivos e Linguagem” e “ETC: Estudos Transitivos do Contemporâneo”.

Biografia do Autor

Potiguara Mendes da Silveira Jr., Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Professor associado da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF. Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem / UNL) (2006); doutorado (1992) e mestrado (1983) em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ); graduação em comunicação pela Universidade Estácio de Sá (1976). Formação em psicanálise (Colégio Freudiano / NovaMente / RJ) (1975-). Estudo e ensino sobre: teoria da comunicação, cultura, estética, tecnologia e psicanálise. Atualmente, pesquisa sobre "Comunicação, Estética e Psicanálise". Co-editor de "Lumina: Revista do PPGCOM/UFJF" e de Questões Transversais: Revista de Epistemologia da Comunicação . Integrou o projeto "Crítica Epistemológica: análise de investigações em curso, com base em critérios epistemológicos, para desenvolvimentos reflexivos e praxiológicos na pesquisa em Comunicação (CAPES / PROCAD / 2008-2012: Unisinos, UFJF e UFG). Participa de dois grupos de pesquisa (CNPq): co-líder do "ETC - Estudos Transitivos do Contemporâneo" e membro do "Redes sociais, ambientes imersivos e linguagem".

Downloads

Publicado

2015-02-03