Eleições na rede: fases e perspectivas da comunicação política

Autores

  • Gerson Luiz Martins UFMS
  • Janaína Ivo da Silva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.12799

Palavras-chave:

Eleições, Mídias sociais, Capital social, Comunicação, Política

Resumo

As mídias sociais como estratégia eleitoral devem ter uma eficácia ainda maior nas próximas eleições presidenciais brasileiras. Em números, o Facebook, divulgou, em 2013, que alcançou 73 milhões de usuários no Brasil. Isso quer dizer que, quase quatro a cada cinco brasileiros conectados possui uma conta na rede social, se considerado que há 94 milhões de brasileiros com acesso à internet, conforme estabelece o IBOPE. Neste contexto, em que a democratização da informação está em franca expansão, pontuar questões relacionadas às mídias sociais nas eleições, especificamente na construção e uso do capital social e as características da conversação em redes digitais é o objetivo deste artigo. O levantamento fez uso de revisão bibliográfica alicerçado nos teóricos João Canavilhas, Raquel Recuero, Heloíza Matos, Wilson Gomes e Camilo Aggio.

Biografia do Autor

Gerson Luiz Martins, UFMS

Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1989) e em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1983). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado em Ciberjornalismo pela Universidade Autonoma de Barcelona, Espanha (2012). Foi professor adjunto do Departamento de Comunicação/Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Atualmente é Diretor de Comunicação do FNPJ e professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo - CIBERJOR-UFMS, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa LAICOM da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Tem experiência de trabalho em Jornalismo, com ênfase em Ensino de Jornalismo e desenvolve trabalhos de pesquisa sobre os seguintes temas: jornalismo, ensino de jornalismo, ética jornalística, jornalismo digital, webjornalismo, jornalismo online, ciberjornalismo e avaliação pedagógica e técnica de cursos de jornalismo.

Janaína Ivo da Silva, UFMS

Jornalista, mestre em comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo de pesquisa em ciberjornalismo – Ciberjor/MS. E-mail: janaivo@gmail.com.

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Publicado

2015-02-03