“SO FAR, SO CLOSE”: DISTINÇÃO E POLÍTICAS NA SOFAR SOUNDS, UMA REDE COLABORATIVA DE CONSUMO DE MÚSICA AO VIVO

Autores

  • Jeder Silveira Janotti Junior Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Almeida Nobre Pires Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.12557

Palavras-chave:

Música Popular Massiva, Música ao Vivo, Sofar Sounds

Resumo


Resumo: Nos últimos anos têm sido repetido que a recomposição do mercado musical passa pela perda do poder da indústria de discos em prol das apresentações ao vivo em todos os níveis. Parte da euforia inicial em torno do consumo de música ao vivo estava relacionada a grandes eventos e festivais, o que reacendeu os debates em torno da importância da experiência presencial no consumo de música e da cenas como parte importante dessas articulações. Assim, parte-se do estudo de caso do Sofar Sounds (Songs From a Room), uma rede colaborativa que possibilita a realização de pequenas apresentações intimistas nas residências de músicos e fãs, para um seleto grupo de intermediários culturais. Desse modo busca-se abordar os aspectos  distintivos e políticos que essas novas rotas e alternativas possuem na configuração dos modos de fazer e produzir música ao vivo

 

Palavras-chave: Música Popular Massiva; Música ao vivo; Sofar Sounds.

 

Abstract: In the past years, it has been repeated that the recovery of the music business involves the record industry’s decrease of power in favor of live performances. Nowadays it is possible to realize the coexistence – sometimes collaborative, sometimes contradictory – of affections around the value of music collections and shows at various scales. Undoubtedly, part of the initial euphoria surrounding the consumption of live music was related to major events and festivals, which reignited the debate about the importance of presential experience in the consumption of music and about the music scenes as an important part of those articulations. Thus, studying the case of Sofar Sounds (Songs From a Room), a collaborative network that promotes small and secret concerts in the musicians’ and fans’ homes to a selected group of cultural intermediaries. We seek to approach the distinctive and political aspects of these alternative productions as well as the impact that it has on the so-called alive music.

Key-words: Popular Music; Live Music; Sofar Sounds.

Biografia do Autor

Jeder Silveira Janotti Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa em Pós-Graduação em Comunicação da UFPE (Federal University of Pernambuco Brasil), pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil), com produção centrada nas interrelações entre música e comunicação. Entre livros, artigos e organizações de coletâneas destacam-se Heavy Metal com Dendê, Dez Anos a Mil, Comunicação e Estudos Culturais e Cenas. (jederjr@gmail.com)

Victor Almeida Nobre Pires, Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas. Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Univesidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Mestrado em Comunicação pela UFPE (2013). Membro do Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (LAMA/UFPE), coordenado pelo Prof. Dr. Jeder Janotti Jr. (victoranpires@gmail.com)

Downloads

Publicado

2015-02-03