Regulador ou Protagonista: princípios e práticas da atuação do Estado nas políticas de comunicação no Brasil

Autores

  • Luiz Felipe Ferreira Stevanim

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.1239

Palavras-chave:

Estado, regulação, sistemas públicos de mídia

Resumo

A atuação do Estado nas políticas públicas de comunicação abrange a regulação do mercado e a constituição de um sistema público de mídia. A figura de mediador neutro dos conflitos sociais cede espaço à ideia de que o Estado é um ator na negociação das políticas. As instituições radiodifusoras ligadas ao aparelho estatal permitem analisar o caráter público do Estado, sem restringir a ele a extensão do sistema público de mídia.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Ferreira Stevanim

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assessor de comunicação do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (PEIC).

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Publicado

2011-10-20