A Televisão Digital Interativa no Brasil – Possibilidades de consolidação e contradições no encontro das políticas públicas com o mercado e o olhar do espectador.

Autores

  • MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2011.1219

Palavras-chave:

tv digital, interatividade, convergência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever algumas das possibilidades que o novo Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pode incorporar à experiência de ver  televisão quando se utiliza de aplicações de interatividade, propondo ao espectador um tipo diferente de contato, que supera a condição de passividade do modo de difusão unidirecional mas que, ao mesmo tempo, não pode competir com a experiência customizada que a internet oferece aos seus usuários. As contradições entre a proposta como política pública e sua dependência do mercado para estabelecer-se também serão detalhadas como fatores de risco ao projeto governamental.

Biografia do Autor

MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOS

Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Coordenador do Laboratório de Convergência de Mídas - LABCOM

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Publicado

2011-10-21