A comunicação em performances-polvo: corporalidades inassimiláveis em gordura e suor esgarçando os limites de gênero

Autores

  • Camila Olivia de Melo Universidade Federal do Paraná
  • Regiane Ribeiro Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.10111

Palavras-chave:

comunicação, performance arte, queer.

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar os processos comunicativos em performances artísticas. Tomando como ponto de partida as produções performáticas de atitude queer, em uma Casa de Cultura auto-gestionada na cidade de Curitiba-PR. Por meio de notas de campo e análise de narrativas é possível perceber as intenções comunicativas de três performers da cidade. Há através das performances uma vontade em comunicar e expurgar de qualquer maneira — seja de forma grotesca, suada ou inassimilável — a revolta e indignação às normas de gênero. Uma comunicação que é subjetiva, sendo narrada para além dos meios tradicionais, por seus próprios corpos.

Biografia do Autor

Camila Olivia de Melo, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Comunicação pelo departamento de Comunicação, Artes e Design da UFPR, Especialista em Comunicação, Política e Imagem pela UFPR. Tem graduação em Comunicação Social - Jornalismo atuando principalmente nas áreas: Comunicação, Mídia Alternativa, Estudos Queer, Estudos da Performance, Gênero, Corpo e Subjetividade.

Regiane Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Tem graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.Tem experiência na área de Comunicação, Educação e Relações Públicas atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Mídia e Educação, Comunicação Organizacional, Comunicação Comunitária e Cidadã e Consumo Cultural.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Corpo: imperfeições, performances e fragilidades