Apresentação

Autores

  • Equipe Contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.1010

Resumo

Através das Imagens

A revista Contemporânea fecha 2010 com o compromisso cumprido de estimular a produção de pós-graduandos, graduados e bolsistas Pibics. No Dossiê Comunicação e Linguagens Audiovisuais, trazemos reflexões acerca da presença das imagens eletrônica e digital em contextos culturais diversos. Tratam-se de análises de processos comunicativos onde as imagens são produzidas, distribuídas ou apropriadas por distintos atores – artistas, escritores, pessoas comuns, profissionais da mídia –, na mão dos quais ganham novos contornos.

A imagem digital em sua interface com a tecnologia do 3D, por exemplo, comparece nas análises de Emmanoel Ferreira como forma de problematizar as formas de representação no cinema de animação.  Marcelo Ernandez e Isabela Suplino abordam também a telona, mas do ponto de vista de sua função social, respectivamente, nos campos das políticas de acesso à sétima arte e da inclusão social. Ainda no bloco cinema, Daniela Muzi trata das relações do cinema com o documentário interativo multimídia e Ana Acker, das relações do cinema e da TV com a literatura.

As imagens produzidas no contexto da cultura da participação na internet em suas interfaces com a net arte e a cultura de massa são as questões discutidas respectivamente por Fernando Gonçalves e Gabriel Malinowski. Heleide Brito e Iluska Coutinho analisam o papel do telejornalismo na construção da identidade evangélica nas imagens do Jornal Nacional.

Na seção Temas Livres, Chico Barbosa analisa como a linguagem do jornalismo literário confere credibilidade e torna-se medida para a produção dos coffee-table books. Com Luiza Mariani, os cronistas fazem instantâneos da sociedade carioca

em narrativas que ilustram o jornalismo literário em pleno início da modernidade brasileira. Finalmente, a cidade é também tema das análises de Fátima Tardin, mas comparece sob a forma de produto para venda nos atuais discursos do consumo.

Boa leitura!

Equipe Contemporânea

Downloads

Publicado

2011-01-24