O NOJO E O GROTESCO NA PROPAGANDA SOCIAL: UMA LEITURA BAKHTINIANA DO VÍDEO TENTACLE

Autores

  • Janaina Lisboa Lopes Freire Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • João Batista Costa Gonçalves Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Indira Lima Guedes Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2014.10097

Palavras-chave:

M. Bakhtin, grotesco, nojo, propaganda social.

Resumo

O objetivo principal deste estudo é fazer uma análise discursiva sobre os mecanismos do grotesco na construção da emoção do nojo na esfera da comunicação. A base teórica que dá sustento à pesquisa vem, de um lado, dos estudos da publicidade e da propaganda e, de outro, da teoria bakhtiniana da carnavalização, com ênfase especial na discussão sobre o grotesco. Para a análise, tomamos o vídeo de propaganda social Tentacle, que tem como finalidade mostrar as marcas indeléveis que o abuso sexual infantil ou juvenil pode deixar na história de vida social e psíquica do sujeito que sofre este tipo de ofensa. A metodologia para a análise do material escolhido consiste em examinar as imagens retiradas deste vídeo através do método da decupagem, pelo qual analisamos os efeitos de sentido que o grotesco ajuda a construir no sentimento social e moral do nojo.

 

Biografia do Autor

Janaina Lisboa Lopes Freire, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bacharelada em Comunicação Social - Publicidade Propaganda (UNFOR)
Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC) 
Especialista em Tradução (UECE)
Mestranda em Linguística Aplicada (UECE)

João Batista Costa Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (Posla) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fortaleza, Ceará, Brasil

Indira Lima Guedes, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Letras na Universidade Estadual do Ceará, mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Linguística Aplicada (Posla) da Universidade Estadual do ceará (UECE) e professora do Ensino Médio do Estado do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

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Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

O nojo e o grotesco e suas interseções na comunicação