As relações entre instituições culturais, cidade e paisagem: o caso do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68055

Resumo

O artigo analisa a relação entre o centro cultural e a paisagem urbana. Para isso, realiza um panorama das teorias da paisagem no Ocidente e no Brasil. Nesse recorte específico, aborda-se o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, avaliando criticamente sua atuação como ferramenta de transformação nos usos da cidade.

Biografia do Autor

Ana Carolina Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em História da Arte (com bolsa CAPES/FAPERJ) no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), com pesquisa sobre As megaexposições e a valorização da imagem institucional, sob orientação da Professora Doutora Fernanda Pequeno. Licenciada em História pela Universidade Veiga de Almeida (2017).

Laura Cristina Souza da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em História da Arte (com bolsa CAPES) no Programa de Pós-graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGHA-UERJ), com pesquisa sobre a noção de paisagem nas obras de artistas contemporâneos brasileiros, sob orientação da Professora Doutora Fernanda Pequeno. Graduada (2021) em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Londrina.  

Fernanda Pequeno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

coordenadora adjunta do PPGHA-UERJ, editora da Revista Concinnitas e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre 2019 e 2020, realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Hamburgo, Alemanha, com financiamento parcial do DAAD.  Além de pesquisadora, atua como curadora independente desde 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Castro, A. C., Silva, L. C. S. da, & Pequeno, F. (2023). As relações entre instituições culturais, cidade e paisagem: o caso do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Revista Concinnitas, 23(45), 8–32. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2022.68055

Edição

Seção

Artigos