Leonilson: uma obra biográfica ou política?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.60717

Resumo

Partindo de Leo não consegue mudar o mundo, texto de Fabrícia Jordão publicado em 2021, o presente artigo compara as provocações feitas pela autora sobre a análise hegemônica da obra do artista cearense Leonilson com textos críticos e outras fontes produzidas em diferentes períodos.

Biografia do Autor

André Sheik Luz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

André Sheik é bacharel em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrando em História da Arte no Programa de Pós-graduação em História da Arte da UERJ; pesquisador associado do Núcleo de Tecnologia da Imagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro; editor executivo da revista Concinnitas; pesquisador associado no projeto Arte, dinheiro e o que for possível? do grupo Economia, produção e sociologia da cultura, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Sheik é artista, curador, poeta e músico. Seus trabalhos problematizam as variações da percepção na arte contemporânea. Participou de exposições no Brasil, em Portugal, França, Polônia, Suécia, EUA, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Cuba.

Aline Siqueira Cordeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio). Mestranda em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em História da Arte pela mesma instituição.

Publicado

2021-10-16

Como Citar

Luz, A. S., & Cordeiro, A. S. (2021). Leonilson: uma obra biográfica ou política?. Revista Concinnitas, 22(41), 63–99. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.60717