Parangolaamb
DOI:
https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.56488Resumo
Este artigo deambula em rotas afro-atlânticas, propõe o diálogo entre os mantos utilizados pelos lutadores de laamb, também conhecida como luta senegalesa e os Parangolés do artista Hélio Oiticica. A descoberta do universo ritualístico do samba fez de Hélio passista da Mangueira e o inspirou na trans- mutação do corpo expressivo. Lutadores de Laamb através de seus mantos e objetos mágicos carregados no corpo também operam transformações alegóricas. O que está em jogo em ambos os gestos é a luta simbólica, é a capacidade destes artistas em fazer refletir a arte através do corpo. Palavras-chave: Laamb; Parangolé; Hélio Oiticica; samba; bodyDownloads
Publicado
2020-12-22
Como Citar
Monteiro, E. (2020). Parangolaamb. Revista Concinnitas, 21(39), 241–253. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.56488
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