Ler apagamentos: diálogos possíveis com obras de J. Corona

Autores

  • Deison Fernando Frederico Centro Universitário IBMR https://orcid.org/0000-0001-8432-8369
  • Ana Paula Pereira Doutoranda em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do grupo de pesquisa NUPRA Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política. https://orcid.org/0000-0002-0823-1669
  • Francieri Beatrice Sabel Wostehoff Psicóloga https://orcid.org/0000-0003-2191-0786
  • Vinicius da Rocha Barros Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades http://orcid.org/0000-0002-8416-2722
  • Leandro Gaertner Professor colaborador do curso de graduação e pós-graduação em Música da UFPR e membro do Grupo de estudos e prática da música dos séculos XX e XXI - UFPR (CNPQ) (www.musica20e21.ufpr.br) e do Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (Institut de recherche en musicologie/CNRS - Université Paris-Sorbonne). https://orcid.org/0000-0001-8606-6761

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.54690

Resumo

O texto que se apresenta produz uma reflexão crítica sobre a produção do apagamento das subjetividades no contexto da má gestão da crise relacionada à pandemia do coronavírus, em um contraponto com as obras intituladas "pensar em não ler" e "livro do espectro", ambas da artista Joana Corona.

Biografia do Autor

Deison Fernando Frederico, Centro Universitário IBMR

Psicólogo pela Universidade Regional de Blumenau, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Saúde da Família e Comunidade(modalidade residência) pela Universidade do Planalto Catarinense, Especialista em Terapia Comunitária Integrativa pela Universidade Federal do Ceará.Professor do Centro Universitário IBMR, tem experiência em Saúde Coletiva e Clínica.

Ana Paula Pereira, Doutoranda em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do grupo de pesquisa NUPRA Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política.

Doutoranda em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC). Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-PE). Psicóloga pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC). Participante do grupo de pesquisa NUPRA Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política.

Francieri Beatrice Sabel Wostehoff, Psicóloga

Psicóloga pela Universidade Regional de Blumenau, com pós-graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela UNISOCIESC.

Vinicius da Rocha Barros, Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades

Psicanalista e psicólogo pela Universidade Regional de Blumenau, mestrando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa Processos de Subjetivação, Gênero e Diversidades, com pós-graduação em Psicologia Clínica na Abordagem Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR.

Leandro Gaertner, Professor colaborador do curso de graduação e pós-graduação em Música da UFPR e membro do Grupo de estudos e prática da música dos séculos XX e XXI - UFPR (CNPQ) (www.musica20e21.ufpr.br) e do Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (Institut de recherche en musicologie/CNRS - Université Paris-Sorbonne).

doutor em musicologia (Université Paris-Sorbonne), Mestre em Música (Universidade Federal do Paraná), Especialista em Educação Musical e Bacharel em Flauta Transversal (Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Unespar). É professor colaborador do curso de graduação e pós-graduação em Música da UFPR e membro do Grupo de estudos e prática da música dos séculos XX e XXI - UFPR (CNPQ) (www.musica20e21.ufpr.br) e do Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (Institut de recherche en musicologie/CNRS - Université Paris-Sorbonne).

Downloads

Publicado

2021-10-16

Como Citar

Frederico, D. F., Pereira, A. P., Sabel Wostehoff, F. B., da Rocha Barros, V., & Gaertner, L. (2021). Ler apagamentos: diálogos possíveis com obras de J. Corona. Revista Concinnitas, 22(41), 368–377. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2021.54690