Debout les rats: guerra e fascismo no mural alegórico de Oswald de Andrade.

Autores

  • Nanci de Freitas UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53769

Resumo

O texto analisa o quadro Debout les rats da peça O homem e o cavalo, de Oswald de Andrade, que “encena” o apocalipse histórico que foi a Primeira Guerra Mundial. O roteiro cênico foi construído a partir de analogia com imagens da explosiva narrativa doApocalipse de São João, transfiguradas em dimensão profana. O escritor utiliza as sequências visuais do texto bíblico como suporte para seu mural, acentuando o caráterde “imaginação pictórica” das palavras, sugerindo ao leitor/espectador o impacto da guerra. O ensaio dialoga com o pensamento de Eisenstein, Walter Benjamin e Peter Bürger, sobre a técnica de montagem e a alegoria, procedimentos próprios das vanguardas artísticas do início do século XX.

Palavras-chave: teatro de Oswald de Andrade; O homem e o cavalo; Apocalipse de São João; montagem, alegoria, fascismo.

Biografia do Autor

Nanci de Freitas, UERJ

Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, no Departamento de Linguagens Artísticas e no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES. Doutora em Poéticas do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Diretora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Artes Cênicas e do projeto Mirateatro! Espaço de estudos e criação cênica, na UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

de Freitas, N. (2020). Debout les rats: guerra e fascismo no mural alegórico de Oswald de Andrade. Revista Concinnitas, 21(38), 261–279. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.53769