Enquanto eles seguem livres

Autores

  • Ana Cecília Araújo Soares de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.49804

Resumo

O artigo reflete sobre as ações das artistas Regina José Galindo e Bartira Dias, que estão alinhadas a uma postura ética, estética e política de resistência a misoginia na sociedade atual. A primeira lança um olhar sobre a violência sofrida pelas mulheres Maia-Ixil na Guatemala. A segunda, posiciona-se criticamente contra a exploração sexual no Brasil.

Palavras-chave: Peformance. Feminicídio. Regina José Galindo. Bartira Dias.

Biografia do Autor

Ana Cecília Araújo Soares de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa: Artes Visuais, Plásticas e
Interartes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes- PPGARTES ICA|UFC. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem - Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo - Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2008. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2005. Uma das idealizadoras da Editora Reticências.Tem experiência nas áreas de artes visuais, crítica de arte, curadoria e jornalismo cultural.

http://orcid.org/0000-0001-6984-0428

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Araújo Soares de Souza, A. C. (2020). Enquanto eles seguem livres. Revista Concinnitas, 21(38), 36–47. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.49804