Dante, Giotto e as inter-relações entre artes visuais e literatura na Florença do Trecento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.46846

Resumo

Dante, ao tecer elogios a Giotto em uma conhecida passagem da Commedia, situa o pintor em uma posição dentro das artes equivalente à sua. Este artigo pretende discutir diálogos possíveis entre pintura e literatura no início do século XIV, examinando a suposta precedência que tradicionalmente se dá ao texto escrito face às representações visuais.

Biografia do Autor

Tamara Quírico, UERJ

Tamara Quírico é formada em Pintura pela Escola de Belas-Artes da UFRJ. É mestre em História da Arte pela Unicamp, e doutora em História Social pela UFRJ. Desde 2012 é professora adjunta concursada junto ao Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ. Dedica-se especialmente a pesquisas sobre a pintura italiana entre os séculos XIII e XV. É autora de diversos estudos relacionados a usos e funções das imagens cristãs e práticas devocionais ligadas a essas imagens. Dentre suas publicações, destaca-se o livro Inferno e Paradiso. As representações do Juízo Final na pintura toscana do século XIV (Editora da Unicamp, 2014). É membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Quírico, T. (2020). Dante, Giotto e as inter-relações entre artes visuais e literatura na Florença do Trecento. Revista Concinnitas, 21(37), 310–338. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.46846

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Seção

Artigos