O contexto epistêmico do museu e da história da arte a partir de uma abordagem decolonial

Autores

  • Mariana Estelita Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44886

Resumo

Buscaremos refletir sobre o contexto epistêmico que norteia o museu e a história da arte como estruturas legitimadas de produção de conhecimento. A partir de abordagens decolonais e pós estruturalistas, desejamos problematizar a existência de um pensamento supostamente universal, enfatizando o caráter lateralizado, temporal e geograficamente localizado das práticas metodológicas perpetradas pela modernidade.

Palavras-chave: decolonialismo, universalidade, museu, história da arte.


The epistemic context of museum and art history from a decolonial approach 


Abstract

We intend to reflect about the epistemic context that involves the museum and art history as legitimated structures of knowledge production. From decoloniality and post structuralist approach, we want to problematize the existence of an universal thinking, emphasizing the partial, temporal and geographic character of the methodological praxis, developed by the modernity.    


Key-words: decoloniality, universality, museum, art history.

Biografia do Autor

Mariana Estelita, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Museóloga, mestre e doutora em História e Crítica de Arte  pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRJ - PPGAV/EBA/UFRJ.

Trabalha com preservação e gestão de acervos de artistas contemporâneos e como pesquisadora atua principalmente nas questões tangentes à relação da arte contemporânea com o museu.

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

Estelita, M. (2019). O contexto epistêmico do museu e da história da arte a partir de uma abordagem decolonial. Revista Concinnitas, 20(35), 335–362. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2019.44886

Edição

Seção

Artigos