Notas sobre a presença do Novo-romantismo na formulação teórica de metamodernismo de Timotheus Vermeulen e Robin Van Den Akker

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.44555

Resumo

O artigo analisa a presença do Novo Romantismo, indicado por Vermeulem e Van der Akker, na formulação do conceito de metamodernismo. Apresenta uma breve historicidade da permanência do ideário romântico ao longo da modernidade e pós-modernidade, ao tempo em que agrega o conceito de romantismo, apresentado pelos sociólogos Michel Löwy e Robert Sayre para tornar mais compreensíveis as causas pelas quais as manifestações artísticas, que preservam elementos oriundos do romantismo, persistem na contemporaneidade. O texto se propõe explicativo, apontando questões que pretendem auxiliar no entendimento das causas pelas quais Vermeulem e Van der Akker identificam a presença do romantismo como um elemento fundamental na elaboração conceitual do metamodernismo.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Vargas, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

 Pós-Doutorado na Universitat de Barcelona (1996) , Doutorado em Artes/Pintura na Universidad Complutense de Madrid (1992) Bacharelado em Pintura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) Atualmente Professor de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – CEART/UDESC. Artista visual com exposições no Brasil e exterior, autor de diversos artigos e capítulos de livros.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Vargas, A. C. (2020). Notas sobre a presença do Novo-romantismo na formulação teórica de metamodernismo de Timotheus Vermeulen e Robin Van Den Akker. Revista Concinnitas, 21(37), 127–139. https://doi.org/10.12957/concinnitas.2020.44555

Edição

Seção

Artigos