the teacher's childhood: lived curriculums in the awakening of experience

Authors

  • silmara lídia marton Universidade Federal Fluminense
  • allan de carvalho rodrigues Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32952

Keywords:

infância, filosofia com crianças, professor, currículo, autoformação

Abstract

Esse texto é parte dos diálogos que vêm sendo desenvolvidos no DEVIR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do IEAR/UFF no tocante a interrogações sobre o tempo da escola e da universidade, que vive extremamente acometido pelo ritmo automático, pela burocratização e racionalização do ensino, alienando crianças e jovens das suas próprias experiências e de atos de contemplação que incluam o vagar, o duvidar e o silenciar-se, imprescindíveis ao devir, ao fluir de sua condição humana. Em sintonia com o que diz Larrosa (2002), tudo funciona nas instituições educacionais no sentido da impossibilidade do acontecimento. Desejamos aqui expressar possibilidades de educar que estão na contramão da velocidade, do pragmatismo e da instrumentalização da razão em prol de respostas prontas, acabadas e aparentemente lógicas. Falaremos de encontros promovidos entre jovens e crianças de disparo de suas sensibilidades que, anteriores às palavras, aos conceitos, aos nomes, dão potência às suas infâncias que, como se refere Agamben (2000), são o lugar da experiência. Estabeleceremos conexões com os fios dos encontros como potência das infâncias que nos animam para pensar outros processos de formação de si e do outro. Iremos destacar, nesse sentido, a proposta educativa da “Filosofia com Crianças” desenvolvida em escolas públicas de Angra dos Reis em que, por intermédio de dispositivos da Arte e do exercício das faculdades sensíveis, experimentamos também nós, professores, uma infância marcada pela atitude de perguntar-se e da escuta de si e do outro. Essa proposta provocou deslocamentos na perspectiva de uma autoformação mais aberta, suscitando assim transformações em nossas formas de ensinar e compreender a formação do professor. Falaremos do que sentimos nesse processo socializando nossas experiências de docência, vivenciando assim currículos em que o silêncio, a incerteza, o inesperado acontecem. Desse modo, ganha voz a infância que possibilita a experiência, uma paixão no próprio caminho de ser professor.

Author Biographies

silmara lídia marton, Universidade Federal Fluminense

Filosofia da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense

allan de carvalho rodrigues, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Colégio de Aplicação da Univesidade Federal do Rio de Janeiro

Published

2018-05-07

How to Cite

marton, silmara lídia, & rodrigues, allan de carvalho. (2018). the teacher’s childhood: lived curriculums in the awakening of experience. Childhood & Philosophy, 14(30), 385–405. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.32952

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