childhood, experience and education: notes from reflections on childhood

Authors

  • eloisa acires candal rocha Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância. Professora permanente do PPGE da UNOESC - SC.
  • márcia buss-simão Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero - GEDIG-PPGE-UNISUL Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577

Keywords:

early childhood education, childhood, experience.

Abstract

This article brings reflections that involve childhood and experience from the area ofeducation and, particularly, the considerations about research with young children andearly childhood education. The notes impose limits on this place of study and delimitsthese as part of a criticism and self-criticism of education and the possibilities ofconsolidation of a Pedagogy of Childhood. In this direction, the article considers theanalysis of the meaning of experience for the main educational theories or educationalprojects for childhood education, in order to lead to a demarcation of the contours of theeducational experience in the institutionalized childhood. To do so, it presents someelements related to the educational experience as a social experience based on empiricalstudies that give visibility to the actions of children as part of their lives in children'scollectives. Finally, it indicates as challenges for the possible consolidation of a Pedagogyof Childhood an approach of Pedagogy to children's manifestations, the child in situationand the possibilities of the educational processes if they are based on listening, dialogueand relationships, making it possible to include in practices educational, the meanings produced by the children themselves in their life contexts and their cultural andexpressive manifestations.

Author Biographies

eloisa acires candal rocha, Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância. Professora permanente do PPGE da UNOESC - SC.

Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil.

márcia buss-simão, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero - GEDIG-PPGE-UNISUL Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores realizando, no momento, parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, corpo, movimento, educação física escolar e desenvolve pesquisa em educação.

Published

2017-12-19

How to Cite

rocha, eloisa acires candal, & buss-simão, márcia. (2017). childhood, experience and education: notes from reflections on childhood. Childhood & Philosophy, 14(29), 27–42. https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30577

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.