convergências paralelas: pensando com biesta sobre filosofia e educação

Autores

  • stefano oliverio University of Naples Federico II

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.29953

Palavras-chave:

sumphilosophein, comunidade, comunidade de investigação filosófica, aprendização, filosofia e educação

Resumo

Neste artigo, a questão sobre o tipo de diálogo possível entre a filosofia para e com crianças e o pensamento educacional de Gert Biesta é explorada. A pressuposição – baseada também na reflexão sobre o estilo de argumentação de Biesta quando ele se refere à filosofia para e com crianças – é que um diálogo é possível, a despeito das reservas que ele manifesta sobre como a filosofia para e com crianças poderia acabar se tornando uma mera forma mais abrangente de educação para o pensamento crítico. Para investigar com o quê este dialogo poderia se parecer, este texto se compromete com algo que pode representar uma grande fonte de discórdia, a saber, a ligação íntima entre filosofia e educação, que é central ao projeto da filosofia para e com crianças e que, ao contrário, Biesta parece problematizar, focando na perpetuação de uma espécie de “mentalização” contagiando grande parte da tradição educacional e filosófica ocidental. Depois de explicar este desafio radical como um movimento levinasiano, o artigo pretende mostrar como a filosofia para e com crianças pode ser ensinada através dele. Particularmente, é defendido que as preocupações de Biesta podem nos ajudar a redescobrir uma visão específica do que o filosofar-junto como “sumphilosophein” (para adotar uma noção aristotélica) pode significar, e olhar para a comunidade de questionamento filosófico como o lugar do “polêmico acordo entre filosofia e educação”. Enquanto reconhece os pontos de contato e (possível) encontro com as ideias de Biesta, o artigo exclui qualquer “fusão de horizontes” e propõe, ao invés disso, duas outras metáforas para capturar o tipo de diálogo que pode perdurar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

stefano oliverio, University of Naples Federico II

Senior Lecturer in Educational Foundationas

Department of Political Sciences

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

OLIVERIO, Stefano. convergências paralelas: pensando com biesta sobre filosofia e educação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 589–603, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.29953. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/29953. Acesso em: 13 maio. 2025.

Edição

Seção

dossiê