WORLD NUTRITION RIO 2012 (WNRIO2012)

Autores

  • Inês Rugani Ribeiro de Castro
  • Juliana Klotz Silva

Resumo

Ceres – No período de 27 a 30 de abril de 2012, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro sediará o World Nutrition Rio 2012 (WNRio2012). Quais os objetivos deste Congresso?

Inês Rugani - O tema do congresso - conhecimento, política e ação - expressa seus dois objetivos principais. O primeiro é promover um amplo debate sobre os determinantes da alimentação e nutrição no contexto contemporâneo, as respostas do poder público a questões centrais da agenda da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (ANSC) (assim como os desafios a serem enfrentados para que essas respostas sejam efetivas) e as experiências e possibilidades de atuação da sociedade civil. Ou seja, ele pretende ser um congresso científico no sentido amplo da palavra, não meramente acadêmico. Quando, no lema, falamos “conhecimento” (e não “ciência”), estamos assumindo que o conhecimento científico é um importante componente para a construção de respostas para as questões da ANSC no contexto contemporâneo, mas não é o único. Queremos também valorizar o conhecimento que vem das experiências vividas por profissionais, ativistas, comunidades...

O segundo objetivo é de que o congresso seja um momento de um processo, de um movimento maior. Não seja um evento que acabe em si mesmo. Para isso ele será estruturado de forma a gerar produtos concretos que contribuam para fortalecer uma articulação entre pesquisadores, gestores e ativistas para uma ação conjunta e transformadora no campo da ANSC.

Downloads

Publicado

2011-08-30

Edição

Seção

ENTREVISTA