SAÚDE DOS TRABALHADORES DO SEGMENTO DA ALIMENTAÇÃO COLETIVA / THE HEALTH OF WORKERS IN THE FOOD SERVICES SEGMENT

Autores

  • Entrevistada: Odaleia Barbosa de Aguiar

Resumo

Entrevista conduzida por Fabiana Bom Kraemer, professora assistente do Departamento de Nutrição Aplicada do INU-UERJ.

 

Ceres – A sua tese de doutorado versa sobre “Aspectos psicossociais do impedimento laboral por motivos de saúde em trabalhadores de cozinhas industriais”. Por que a escolha desse grupo de trabalhadores? E o que define os aspectos psicossociais do trabalho?

 

Odaleia - A escolha desse grupo de trabalhadores teve sua origem em 1983, quando comecei a desenvolver minhas atividades como nutricionista de restaurantes industriais, trabalhando em uma concessionária de serviços de alimentação coletiva. Na época, a concessionária prestava serviços para uma empresa estatal do Rio de Janeiro, onde fui alocada para executar atividades de planejamento de cardápios, elaboração de lista de compras, supervisão do recebimento e armazenamento de mercadorias, orientação do preparo e higiene dos alimentos, supervisão da distribuição de refeições e controle de custos.

Biografia do Autor

Entrevistada: Odaleia Barbosa de Aguiar

Professora adjunta no Departamento de Nutrição Aplicada, Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU-UERJ) e Nutricionista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2011-08-05

Edição

Seção

ENTREVISTA