PUBLICIDADE DE ALIMENTOS VEICULADA EM CANAIS DE TV POR ASSINATURA DIRIGIDOS À POPULAÇÃO INFANTIL / FOOD ADVERTISING ON CHILDREN’S PAY-TV CHANNELS

Renata Paiva de Castro, Andréa Siliveste Brasil Villagelim, Claudia Olsieski da Cruz, Shirley Donizete Prado

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar a frequência de publicidade de alimentos veiculada em canais de TV por assinatura dirigidas à população infantil. Os dados foram obtidos por meio de gravações da programação de três canais voltados para o público infantil da TV por assinatura: Cartoon Network, Boomerang e Jetix. Os produtos alimentícios foram os mais veiculados nesses canais e eram, em sua totalidade, altamente calóricos, ricos em gordura, açúcar e sal, e de baixo valor nutritivo. Não foi observada nenhuma publicidade de frutas ou hortaliças. São indicações de que a TV, que promove comportamentos sedentários, também pode influenciar hábitos alimentares, favorecendo o aumento da obesidade, neste caso, no público infantil.

Palavras-chave: Cultura. Criança. Consumo. Mídia. Publicidade. TV por assinatura. Obesidade.

 

ABSTRACT

This study aims to check the frequency of food advertising on children’s pay-TV channels. Data were obtained through records of programs from three children’s pay-TV channels: Cartoon Network, Boomerang and Jetix. The mostly advertised food items on these channels were all extremely caloric, full of fat, sugar and salt, and poorly nutritive. There was no advertising of fruits or vegetables. This fact attests that TV, which promotes sedentary behavior, can also influence food habits, favoring the increase of obesity, in this case, of children.

Key words: Culture. Children. Consumption. Media. Advertising. Pay-TV. Obesity.

 


Texto completo:

PDF