REFLEXÕES SOBRE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Autores

  • Daisy Blumenberg Wolkoff

Palavras-chave:

Nutrição, Saúde, Saúde Coletiva

Resumo

Ceres - Como o estudo da Sociologia da Alimentação e o entendimento dos espaços sociais alimentares podem auxiliar na compreensão das escolhas alimentares dos usuários dos restaurantes de coletividades?

Rossana - A necessidade humana pelo alimento vai além das questões biológicas e psicológicas, sendo também direcionada socialmente, considerando aspectos culturais, religiosos, econômicos e políticos. Neste sentido, os hábitos alimentares não são universais, inatos ou inevitáveis, sendo socialmente construídos, delimitando as diferenças culturais. Assim, a escolha alimentar é um processo que envolve tanto fatores relacionados ao alimento (aparência, odor, sabor, valor nutricional, tipos de preparações, variedade oferecida) quanto a fatores biológicos, econômicos, socioculturais e antropológicos relacionados aos próprios indivíduos. E a consideração de que o ser humano se relaciona com os alimentos dessa maneira abrangente e multifacetada é essencial para tentar compreender suas escolhas alimentares.

 Ceres - Como professora e pesquisadora da área de Alimentação Coletiva, quais os temas mais instigantes e provocativos que você vislumbra para as pesquisas nesta área?

Rossana - Considerando ser esta uma área ainda pouco trabalhada cientificamente em Nutrição, as possibilidades são bastante promissoras e, para facilitar a exposição, eu dividiria em pesquisas sobre gestão de: pessoas, técnicas de processo produtivo de refeições e processos de garantia de qualidade na produção de refeições. Acrescentaria, ainda, os estudos com os comensais.

 

Biografia do Autor

Daisy Blumenberg Wolkoff

Professora Adjunta. Instituto de Nutrição, Departamento de Nutrição Aplicada – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2011-07-17

Edição

Seção

ENTREVISTA