REFLEXÕES SOBRE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

Daisy Blumenberg Wolkoff

Resumo


Ceres - Como o estudo da Sociologia da Alimentação e o entendimento dos espaços sociais alimentares podem auxiliar na compreensão das escolhas alimentares dos usuários dos restaurantes de coletividades?

Rossana - A necessidade humana pelo alimento vai além das questões biológicas e psicológicas, sendo também direcionada socialmente, considerando aspectos culturais, religiosos, econômicos e políticos. Neste sentido, os hábitos alimentares não são universais, inatos ou inevitáveis, sendo socialmente construídos, delimitando as diferenças culturais. Assim, a escolha alimentar é um processo que envolve tanto fatores relacionados ao alimento (aparência, odor, sabor, valor nutricional, tipos de preparações, variedade oferecida) quanto a fatores biológicos, econômicos, socioculturais e antropológicos relacionados aos próprios indivíduos. E a consideração de que o ser humano se relaciona com os alimentos dessa maneira abrangente e multifacetada é essencial para tentar compreender suas escolhas alimentares.

 Ceres - Como professora e pesquisadora da área de Alimentação Coletiva, quais os temas mais instigantes e provocativos que você vislumbra para as pesquisas nesta área?

Rossana - Considerando ser esta uma área ainda pouco trabalhada cientificamente em Nutrição, as possibilidades são bastante promissoras e, para facilitar a exposição, eu dividiria em pesquisas sobre gestão de: pessoas, técnicas de processo produtivo de refeições e processos de garantia de qualidade na produção de refeições. Acrescentaria, ainda, os estudos com os comensais.

 


Palavras-chave


Nutrição; Saúde; Saúde Coletiva

Texto completo:

PDF