O PAPEL DO GESTOR PÚBLICO E O PLANEJAMENTO TERRITORIAL COMO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise conceitual em torno dos principais desafios que o planejamento territorial do Estado do Rio de Janeiro precisa enfrentar. Em um cenário de crise econômica, o gestor público vem sendo deslocado para suavizar as tensões em torno do ajuste fiscal no qual o estado está inserido. Como resultado, perde-se de vista a complexidade da dimensão territorial, sendo o planejamento submetido a métricas de mercado, na tentativa de antecipar cenários e rendas futuras. Após uma breve recuperação histórica da trajetória do desenvolvimento regional fluminense e suas contradições, elenca-se os dilemas e as possibilidades para uma nova agenda territorial. A dialética entre permitir uma maior presença de espontaneidade e diversidade territorial e a necessidade de executar intervenções e regulações no espaço urbano-regional, não devem ser fatores de bloqueio da ação pública. Mas um elemento de incentivo à criatividade e ao desenho de políticas territoriais justas e de alcance regional.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cdf.2022.71478
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Marcos Thimoteo Dominguez

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ISSN: 2317-6539
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense possui indexação nas seguintes bases de dados:
Sigam-nos nas redes sociais: