O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO DA BC/RJ SOBRE OS ROYALTIES: O QUE (NÃO) SABEMOS SOBRE O ASSUNTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2022.69937

Resumo

A recente crise do petróleo (2014-2016), a queda de produtividade de alguns campos petrolíferos da Bacia de Campos/RJ e a possibilidade de mudanças das regras de distribuição dos royalties do petróleo expuseram a dependência econômico-financeira dos municípios produtores de petróleo em relação às rendas petrolíferas e acirraram o debate sobre o uso desses recursos, pelos respectivos poderes públicos municipais. Mas, afinal, o que sabemos – e não sabemos sobre o assunto? Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma pesquisa de Survey, o nível de conhecimento da população residente nos municípios produtores de petróleo da BC/RJ; compreender a aplicação destes recursos nos municípios da BC/RJ, bem como as melhorias e os prejuízos trazidos por estas verbas, para os beneficiários. A amostra foi estimada em 394 questionários, considerando-se um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5 pontos percentuais. O número de questionários por município foi definido a partir da participação relativa das populações municipais, no total da população da BC/RJ. Em cada município a distribuição dos questionários seguiu a distribuição etária relativa da população e só foram entrevistadas as populações residentes. A amostra não permite análises desagregadas por município. Os resultados permitem inferir que o nível de conhecimento da população sobre o tema é extremamente baixo, o que dificulta enormemente o controle social sobre o uso deste recurso.

Biografia do Autor

Joseane de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora e Mestre em Demografia (CEDEPLAR/UFMG). Graduada em Ciências Econômicas (UFMG). Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Coordenadora do Curso de Administração Pública (UENF). Professora dos cursos de graduação em Administração Pública e Ciências Sociais e do PPGPS.

Nilo Lima de Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutor em Sociologia Política (UENF/RJ). Mestre em Ciências Sociais (UFJF). Professor Associado da UENF/RJ. Membro do Laboratório de Gestão de Políticas de Políticas Públicas, professor dos cursos de grauação em Ciências Sociais e Administração Pública e do PPGPS.

Thales Duarte Gil, Instituto Federal Fluminense

Graduando em Licenciatura em Geografia (IFF). Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Territórios do Petróleo.

Laira Thamys de Araujo Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestranda do PPGPS (UENF). Graduada em Administração Pública (UENF). Coordenadora de Campo do Survey: Nível de conhecimento sobre royalties.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Souza, J. de, de Azevedo, N. L., Gil, T. D., & Silva, L. T. de A. (2022). O NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RESIDENTE NOS MUNICÍPIOS PRODUTORES DE PETRÓLEO DA BC/RJ SOBRE OS ROYALTIES: O QUE (NÃO) SABEMOS SOBRE O ASSUNTO. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (23), 56–80. https://doi.org/10.12957/cdf.2022.69937