Análise da Expansão da Energia Solar Fotovoltaica nas Cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2021.61419

Resumo

A energia é um recurso fundamental para a manutenção da vida humana e para o contínuo desenvolvimento de uma sociedade moderna, uma vez que praticamente todas as atividades atuais requerem sua ampla utilização. Considerando a tendência atual de expansão da demanda por eletricidade, há uma crescente procura por tecnologias renováveis. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é a análise da evolução da geração distribuída de energia fotovoltaica nas cidades das Regiões dos Lagos e Norte Fluminense. O objetivo proposto foi atingido por meio da prospecção de informações junto à Agência Nacional de Energia Elétrica e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as quais em uma primeira etapa foram compiladas, classificadas e agrupadas em tabelas e planilhas de forma a facilitar sua visualização e compreensão. Após a análise crítica dos dados, conclui-se que todas as cidades analisadas encontram-se em franco processo de expansão desta tecnologia, havendo uma predominância das classes de consumo residencial e comercial. Além disso, não foi identificada relação direta entre o PIB per capita dos municípios e sua capacidade instalada, porém, esta hipótese não deve ser totalmente descartada, considerando-se o crescimento exponencial apresentado pela cidade de Maricá nos últimos dois anos. Com este estudo, espera-se apresentar informações atualizadas, permitindo aos tomadores de decisão locais a implantação de projetos e legislações mais assertivas sobre o tema que, inclusive, integra um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Biografia do Autor

Bruno Barzellay Ferreira da Costa, Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus Macaé. Graduado em Engenharia Civil pela UFF, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela UFF.

Diego Cunha Malagueta, Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Campus Macaé. Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRJ, Mestre e Doutor em Planejamento Energético pela UFRJ.

Alfredo Luiz Pessanha Manhães, Faculdade Pública Municipal - Femass, Macaé

Professor da Faculdade Pública Municipal - Femass, de Macaé, M.Sc. em Ciência da Computação

Suellen Carvalho Barzellay da Costa, Marte Engenharia Ltda.

Arquiteta e Urbanista na Empresa Marte Engenharia Ltda. Pós-graduada em Construção Civil.

Samir Jorge Guedes Sias Thompson, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Estatístico, Mestrando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

da Costa, B. B. F., Malagueta, D. C., Manhães, A. L. P., da Costa, S. C. B., & Thompson, S. J. G. S. (2021). Análise da Expansão da Energia Solar Fotovoltaica nas Cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (20), 52–76. https://doi.org/10.12957/cdf.2021.61419