O Desenvolvimento Rural sob o olhar de um Novo Paradigma: o caso do estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Alcimar Chagas Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59096

Resumo

A crise econômica no estado do Rio de Janeiro gera reflexões sobre possíveis alternativas à atividade petrolífera. As expectativas do setor, sem estratégias efetivas para absorção das externalidades positivas, viraram frustação com o encolhimento produtivo da Bacia de Campos na última década. O investimento no setor agropecuário é indicado pelas lideranças sem um diagnóstico mais abrangente. É nesse sentido a contribuição do presente trabalho, cujo objetivo é desenvolver um diagnostico sistematizado da economia rural fluminense a luz dos fundamentos característicos da economia de baixa densidade conceituada pela OECD. Complementarmente, o trabalho busca ainda enquadrar a economia rural fluminense nos parâmetros do Novo Paradigma Rural da OECD, encontrando resultados desalentadores.

Biografia do Autor

Alcimar Chagas Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Economista, Doutor em Engenharia de Produção e Pós - Doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense darcy Ribeiro - UENF.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ribeiro, A. C. (2021). O Desenvolvimento Rural sob o olhar de um Novo Paradigma: o caso do estado do Rio de Janeiro. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (19), 234–251. https://doi.org/10.12957/cdf.2020.59096