Terceirização na administração pública: considerações para o estudo do caso da Universidade Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2020.58492

Resumo

Este trabalho tem como principal esboçar vias analíticas que permitam interpretar o processo de terceirização da Universidade Federal Fluminense entre os anos de 1995 a 2019. A terceirização é uma forma de organização dos processos de trabalho, na qual as funções produtivas e administrativas utilizam total ou parcialmente mão de obra subcontratada. Nessa perspectiva, as transformações ocorridas no universo do trabalho, em detrimento da terceirização, também alcançaram o setor público no Brasil. Tal processo de terceirização, faz parte de um paradigma da flexibilidade, que ganhou maior escopo no país a partir da Reforma do Estado em 1995, proposta por Bresser Pereira durante o governo do Fernando Henrique Cardoso. Consideramos que a universidade pública apesar de sua autonomia cientifica e acadêmica, e de dispor de orçamento próprio permitiriam observar um fenômeno muito mais amplo: a definição dos processos de organização do trabalho do alto escalão do Estado - distantes dos processos fins e seus resultados, contribuindo para a ineficiência serviços. Nesse sentido a terceirização de atividades promovidas nas universidades públicas teria escassa reflexão sobre a qualidade de seus produtos, sobre a eficiência dos processos e sobre inovação na prestação de serviços.

Biografia do Autor

Thaís Castro Koch, Universidade Federal Fluminense

Administradora no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Administração e especialização em Gestão de Pessoas. Atualmente, presta assessoria de gestão de pessoas no ESR/UFF. Atua como representante de gestão de pessoas do Instituto e membro técnico do Colegiado de Unidade ESR/UFF.

Hernán Armando Mamani, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia - Programa de Pós-graduação em Sociologia (1996) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Sociologia do trabalho, Sociologia urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia informal, desenvolvimento urbano, circulação urbana e regional.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Koch, T. C., & Mamani, H. A. (2021). Terceirização na administração pública: considerações para o estudo do caso da Universidade Federal Fluminense. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (18), 123–150. https://doi.org/10.12957/cdf.2020.58492