Casa popular própria: ilusão ou solução?

Autores

  • Bianca Siqueira Gonçalves
  • Livia Maria de Souza Almeida Coura
  • José Luis Vianna da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2019.52523

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer elementos para a discussão do principal sonho de consumo da maioria dos brasileiros, a propriedade de um lugar para morar, com as possibilidades de efetivação do direito à cidade. De forma geral, discorre sobre a dinâmica capitalista na construção do espaço na cidade e como se organizam as estruturas urbanas. Especificamente, apura o papel e a importância da casa própria para o trabalhador brasileiro A metodologia utilizada foi uma revisão não sistemática da bibliografia sobre a origem da casa como mercadoria e objeto de desejo do trabalhador e sobre a questão da segregação sócioespacial à luz do Direito à Cidade. Os resultados evidenciaram a complexidade dos interesses em jogo.
Buscou-se compreender o grau de relevância da propriedade da casa para o trabalhador brasileiro. Noutra trilha, foram analisados alguns aspectos importantes da estrutura e dinâmica da cidade, ressaltando o papel do planejamento urbano, e, neste, procurou-se reforçar as potencialidades possibilitando mitigar a segregação socioespacial.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Siqueira Gonçalves, B., Maria de Souza Almeida Coura, L., & Luis Vianna da Cruz, J. (2020). Casa popular própria: ilusão ou solução?. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (16), 89–96. https://doi.org/10.12957/cdf.2019.52523

Edição

Seção

Artigos