Da sala de aula ao trabalho: as exigências linguísticas das empresas petrolíferas do Norte Fluminense

Autores

  • Edméa Dias
  • Roberta Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28867

Resumo

O presente artigo está inserido na área de Planejamento e Desenvolvimento Regional e pretendeanalisar, em linhas gerais, as exigências linguísticas do mercado de trabalho da indústria petrolíferada Região Norte Fluminense. Na relação escola-empresa, busca-se analisar se as escolas preparamseus alunos para se comunicarem no campo profissional. Com a modernização nas empresas, surgeum novo perfil laboral, que valoriza o trabalhador não apenas sob a ótica da tecnologia, mas tambémquanto à sua competência linguística. Assim, respaldado por conceitos sobre língua e linguagem,à luz de abordagens teóricas essenciais, fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (ldb) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (pcn), este texto propõedestacar a comunicação em língua portuguesa e inglesa como um componente essencial do novoperfil de trabalhador exigido pelas empresas do Norte Fluminense e o papel da escola nesse contexto.

Palavras-chave: mercado petrolífero, competências linguísticas, perfil laboral

< doi 10.12957/cdf.2015.26712 >

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Publicado

2017-05-22

Como Citar

Dias, E., & Alvarenga, R. (2017). Da sala de aula ao trabalho: as exigências linguísticas das empresas petrolíferas do Norte Fluminense. Cadernos Do Desenvolvimento Fluminense, (9), 101–111. https://doi.org/10.12957/cdf.2015.28867

Edição

Seção

Artigos