Economia criativa: o caso das Incubadoras Rio Criativo frente às políticas culturais tradicionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/cdf.2014.14414Resumo
<doi>10.12957/cdf.2014.14414
O caso da política pública das Incubadoras Rio Criativo é foco deste artigo. A vanguarda e os resultados de iniciativa governamental inspiraram a criação política nacional de incubadoras criativas por parte do Ministério da Cultura. A abordagem histórico-conceitual desse processo no mundo e no Brasil oportuniza tratar de questões como as circunscritas no debate das tipologias e natureza das políticas culturais, assim como sobre as implicações do enfoque de mercado aos empreendimentos criativos frente à natureza de transcendência e gratuidade das expressões e manifestações culturais.Estas políticas são relevantes pela maior visibilidade e escala que têm dado a práticas e conteúdos sobre empreendedorismo inovador a agentes culturais, configurando tais políticas como ações complementares às iniciativas governamentais tradicionalmente observadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.