[EDITAL] Chamada para publicação em edição especial - parceria entre a revista Cadernos de Desenvolvimento Fluminense (CDF) – CEPERJ/UERJ – e o Observatório da Cidade de Macaé

A Revista CDF, uma publicação conjunta do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) com a Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Observatório da Cidade de Macaé, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior/Secretaria de Educação da Prefeitura de Macaé, apresenta a chamada para a publicação de trabalhos científicos, na edição especial “Desenvolvimento e Integração Regional: perspectivas para Macaé”.

O escopo básico da Edição Especial é provocar a divulgação de artigos que estimulem a produção de uma agenda de pesquisa relativa à duas questões:

(i) possibilidades de integração regionalda cidade de Macaé, numa perspectiva das novas centralidades que os investimentos em curso nesta cidade poderão trazer para a cidade a partir da integração com o desenvolvimento regional do norte fluminense ou outras regiões do estado do Rio de Janeiro;

(ii) possibilidades de desenvolvimento econômico e humano do município de Macaé a partir da crise que se instalou na cidade desde 2014 na economia do petróleo.

As temáticas tem como objetivo principal analisar as possibilidades desenvolvimento local e de integração regional das transformações em curso nacidade de Macaé não só com o interior – Região Norte e Noroeste - mas também com a metrópole, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social eeconômica em que o município se insere, assim como, a proposição de sugestões quepossam vir a convergir em decisões estratégicas e formulação de políticas públicas.

Considerando a complexidade,multidimensionalidadee transversalidades quecaracterizam o tema, compreende-se que tal agenda deve ser alicerçada em diálogos inter e multidisciplinares. Os autores são estimulados a considerar tanto os olhares de diversas áreas de conhecimento e de diferentesparadigmas, quanto incorporar um olhar comparativo com outras cidades localizadas fora do ERJ.


RESPONSÁVEIS

Coordenação Geral:

Lia Hasenclever (UCAM), Jorge Britto (UFF) e Scheila Ribeiro de Abreu e Silva – (Observatório da Cidade de Macaé)

Editores Edição Especial:

Juliano Alves Borges da Silva (UFF-Macaé; Observatório de Macaé) -

Vitor Miano (IFF- Macaé; Observatório de Macaé) -


Contato: Secretaria da Revista

Bruno Castelo Branco

José Luiz dos Santos Filho

Secretária Executiva – E-mail: secretaria.revistacdf@gmail.com


DIRETRIZES PARA OS AUTORES

Processo de avaliação

Os textos submetidos à revista CDF deverão atender às normas editoriais.

Os artigos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

- Pertinência e relevância temática, qualidade acadêmica e científica, e ineditismo;

- Coerência e consistência teórica e metodológica;

- Qualidade da escrita e estrutura do texto.


O resultado obedecerá às seguintes orientações:

- Aprovado, sem restrições;

- Aprovado, com indicações de alterações no texto;

- Rejeitado.


Submissão de trabalhos

- O autor deve fazer um cadastro no site da revista no linkhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/user/register

- Após realização do cadastro, o autor deve submeter o artigo na chamada

Edição Especial ““Desenvolvimento e Integração Regional: perspectivas para Macaé”

- O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, sãoobrigatórios para a submissão de trabalhos.


Diretrizes para submissão dos artigos

A Revista Cadernos do Desenvolvimento Fluminense está aberta a submissões de artigos de professores e pesquisadores doutores ou doutorandos. Mas também autores sem essa qualificação em co-autoria com doutores ou doutorandos. As submissões deverão obedecer aos seguintes requisitos:

- Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas outeóricas. O número máximo de autores por artigo é 5 (cinco). Após a submissão inicialnão é possível qualquer alteração na autoria.

- A contribuição encaminhada dever original e inédita e não estar sendo avaliada poroutra publicação.

- A submissão e a publicação de artigos são gratuitas.

- Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens.


Formato

Extensão: de 15 a 20 páginas para artigos em formato .doc ou .rtf;

Título: deve ter no máximo, 80 caracteres com espaço, fonte Times New Roman corpo 16 negrito e caixa alta e baixa;

Resumo e palavras-chave: apresentar em português, espanhol e inglês, contendo de 150 a 300 palavras, na fonte Times New Roman corpo 12, espaçamento simples e justificado, acompanhados de 3 a 5 palavras-chave em português, espanhol e inglês;

Autor(es): Nome completos do(s) autor(es), titulação e afiliação, incluindo cidade e país da instituição;

As imagens devem ser inseridas no texto. Arquivos de áudio ou imagens em movimento devem ser encaminhados como documentos suplementares.

Referências e citações: as citações devem ser elaboradas de acordo com a Norma ABNT 10520-2002 e as referências de acordo com a Norma ABNT 6023-2002.


Prazos

- Os artigos poderão ser recebidos e encaminhados para avaliação no período de

10/02/2021 a 14/06/2021

- Envio de parecer da primeira revisão: até 14/07/2021

 

- Caso o autor necessite realizar alterações sugeridas pelos avaliadores, no seuartigo, deverá submeter novamente para avaliação até 28/07/2021

- Envio do parecer final: até 16/08/2021

- O processo para resposta (aceitação ou recusa) pode variar conforme acomplexidade das avaliações e de eventuais modificações sugeridas erealizadas.