O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: O ESBOÇO DE GRÁFICOS E A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA

Autores

  • Victor Balbino dos Santos Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Senador Canedo, Goiás, Brasil.
  • Júlia Vieira Sousa Escola Aprender Pensando
  • Elisabeth Cristina de Faria Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.63124

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Função Exponencial, Tecnologias Digitais, Geogebra.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o uso do Geogebra como ferramenta no ensino de função exponencial. Investigou-se como os alunos esboçam e analisam gráficos de função exponencial após utilizarem o software. Como visto em Moraes e Peixoto em [2], a tecnologia digital é inserida na investigação como uma ferramenta em uma metodologia de ensino. Implementou-se uma sequência didática com três estudos dirigidos: no primeiro, deveriam esboçar o gráfico sem maiores instruções; no segundo, utilizando o Geogebra; no último, realizar o esboço manualmente. A investigação identificou que os alunos partiram de suas intuições, perpassaram o uso analítico do software e consolidaram a compreensão do comportamento ao final do terceiro estudo. Concluindo, entre a construção por intuição e a análise do gráfico construído no software os alunos apresentaram boa evolução dos aspectos visuais das funções exponenciais, mas os elementos que requereram uma análise mais qualitativa não apresentaram avanços significativos.

Biografia do Autor

Victor Balbino dos Santos, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Senador Canedo, Goiás, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás e professor concursado do Ensino Fundamental II no Município de Senador Canedo, Goiás.

Júlia Vieira Sousa, Escola Aprender Pensando

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás e professora do Ensino Fundamental na rede privada no Município de Goiânia, Goiás.

Elisabeth Cristina de Faria, Universidade Federal de Goiás

Professora Doutora do Instituto de Estatística e Matemática (IME) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

dos Santos, V. B., Sousa, J. V., & de Faria, E. C. (2021). O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: O ESBOÇO DE GRÁFICOS E A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA. Cadernos Do IME - Série Matemática, (17), 35–49. https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.63124

Edição

Seção

Artigos