O ENSINO DE FUNÇÃO EXPONENCIAL NO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: O ESBOÇO DE GRÁFICOS E A TECNOLOGIA DIGITAL COMO FERRAMENTA
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o uso do Geogebra como ferramenta no ensino de função exponencial. Investigou-se como os alunos esboçam e analisam gráficos de função exponencial após utilizarem o software. Como visto em Moraes e Peixoto em [2], a tecnologia digital é inserida na investigação como uma ferramenta em uma metodologia de ensino. Implementou-se uma sequência didática com três estudos dirigidos: no primeiro, deveriam esboçar o gráfico sem maiores instruções; no segundo, utilizando o Geogebra; no último, realizar o esboço manualmente. A investigação identificou que os alunos partiram de suas intuições, perpassaram o uso analítico do software e consolidaram a compreensão do comportamento ao final do terceiro estudo. Concluindo, entre a construção por intuição e a análise do gráfico construído no software os alunos apresentaram boa evolução dos aspectos visuais das funções exponenciais, mas os elementos que requereram uma análise mais qualitativa não apresentaram avanços significativos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.63124
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Direitos autorais 2021 Victor Balbino dos Santos, Júlia Vieira Sousa, Elisabeth Cristina de Faria

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e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030
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