Um relato de uma experiência de ensino de geometria usando mosaicos e o modelo de Van Hiele

Autores

  • Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior Departamento de Análise Matemática, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9894-9980
  • André Victor Ribeiro de Campos Rede Municipal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.60337

Palavras-chave:

Ensino, Geometria, Mosaicos, Teoria de Van Hiele, Arte.

Resumo

Neste artigo, relatamos uma experiência vivida, em 2019, por um dos autores deste trabalho em sala de aula durante a elaboração de sua dissertação de mestrado. Nela, procurou-se ensinar, de forma lúdica, alguns conceitos e definições sobre triângulos e quadriláteros para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. Para este projeto, utilizou-se da arte dos mosaicos e do Modelo de níveis de aprendizado de geometria de Van Hiele como suporte teórico para a experiência. Os mesmos conteúdos de geometria foram ensinados em duas turmas do 7º ano, uma da maneira tradicional, com explicação no quadro junto com o livro e a apostila da escola e, na outra, utilizou-se a arte dos mosaicos. Por último, esse trabalho aponta algumas vantagens na percepção geométrica e na aprendizagem dos alunos da turma que usou a interdisciplinaridade entre Matemática e Arte.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Quintino de Oliveira Junior, R. L., & Ribeiro de Campos, A. V. (2021). Um relato de uma experiência de ensino de geometria usando mosaicos e o modelo de Van Hiele. Cadernos Do IME - Série Matemática, (16), 65–80. https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.60337

Edição

Seção

Artigos de Divulgação