A SEQUÊNCIA (s,t)-NARAYANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.59822

Palavras-chave:

equação característica, forma matricial, fórmula de Binet, sequência de Narayana

Resumo

Neste presente trabalho é definida a sequência (s,t)-Narayana, sendo portanto uma generalização dos coeficientes da fórmula de recorrência da sequência de Narayana. Assim, são estudadas as respectivas formas matriciais, função geradora, fórmula de Binet, equação característica e outros aspectos matemáticos referentes à essa nova sequência introduzida. Por fim, buscam-se novas propriedades desses números em outras áreas, investigando a sua aplicação.

Biografia do Autor

Renata Passos Machado Vieira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor TITULAR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (2020 - 2023). Professor do Doutorado em Associação em Rede de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) e do Mestrado Acadêmico em Ensino de Cièncias e Matemática do do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica PROEPT-IFCE. 

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Associada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;

Doutora em Matemática

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Vieira, R. P. M., Alves, F. R. V., & Catarino, P. M. M. C. (2021). A SEQUÊNCIA (s,t)-NARAYANA. Cadernos Do IME - Série Matemática, (17), 125–132. https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.59822

Edição

Seção

Caderno de Notas