A Dinâmica Simbólica e sua Aplicação em Difeomorfismos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.59413

Palavras-chave:

Dinâmica Simbólica, Difeomorfismos, Subshifts de tipo finito.

Resumo

No presente artigo serão expostos conceitos e proposições da dinâmica simbólica assim como resultados que permitem sua aplicação a difeomorfismos que apresentem seu conjunto recorrente por cadeia hiperbólico. Tais conceitos serão aplicados em exemplos conhecidos de forma a ilustrar como, através da construção de matrizes de interseção geométrica e de subshifts de tipo finito, podemos obter características dinâmicas interessantes dos exemplos estudados.

Biografia do Autor

Karen de Almeida Fonseca Rodrigues, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Estudante de graduação em Matemática.

Mariana Gesualdi Villapouca, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008/2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professora adjunta no departamento de Análise Matemática do Instituto de Matemática e Estatista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) pólo UERJ/Maracanã. 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Rodrigues, K. de A. F., & Villapouca, M. G. (2021). A Dinâmica Simbólica e sua Aplicação em Difeomorfismos. Cadernos Do IME - Série Matemática, (16), 49–64. https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.59413

Edição

Seção

Artigos de Divulgação