O MÉTODO DE CAVALIERI E A ÁREA SOB A CICLÓIDE: APONTAMETOS

Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior

Resumo


Este artigo tem por objetivos principais apresentar um breve relato histórico de um resultado muito usado em geometria: o Princípio de Cavalieri, além de uma das mais belas demonstrações já feitas, à época de sua descoberta: o valor da área sob a ciclóide, por Roberval. É notório como este princípio é mostrado aos alunos sem nenhuma argumentação plausível, na maioria das vezes. Isto ocorre muito por falta de preparo do próprio professor de Matemática. Desta forma, este trabalho pretende também relembrar a definição da ciclóide e despertar o interesse do professor-leitor neste tão importante método da Matemática para que ele se sinta capaz de promover uma aprendizagem significativa em seus alunos e despertar seu próprio interesse em produzir aulas com conteúdos que fujam do ensino tradicional já tão defasado.


Palavras-chave


Ensino, História da Matemática, Princípio de Cavalieri

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2021.58170

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rogerio Luiz Quintino de Oliveira Junior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.