MATEMATICATIVA: AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA POPULARIZAR A MATEMÁTICA

Autores

  • Paula Rogeria Lima Couto Universidade Federal do Paraná
  • Ximena Mujica Serdio Universidade Federal do Paraná
  • Fernanda Buhrer Rizzato Universidade Federal do Paraná
  • Nathalie Aparecida Felicetti Luvison Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.55036

Palavras-chave:

Extensão, Matemática, Exposição, Lúdico.

Resumo

Neste artigo, abordamos de forma descritiva as ações e métodos do projeto de extensão Matematicativa da Universidade Federal do Paraná. Além disso, apresentamos duas pesquisas realizadas para avaliar o projeto, a saber, uma com os estudantes de graduação em Matemática  e outra com os estudantes do Ensino Básico (EB), público-alvo principal. Concluímos que o projeto teve um grande impacto na formação dos alunos da UFPR, teve boa aceitação pelos alunos do Ensino Básico e que cumpriu seu objetivo de estimular o interesse pela matemática.

Biografia do Autor

Paula Rogeria Lima Couto, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ligada ao Departamento de Matemática Aplicada (DMA) e lotada provisoriamente no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em diversos cursos de graduação (Matemática, Física, Química e Engenharias) e na pós-gradução no PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Tem experiência na área de Matemática/Matemática Aplicada, com ênfase em Modelagem Matemática e Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, métodos de elementos finitos, escoamento em meios porosos, modelagem de transporte de contaminantes com biodegradação e sorção.

Ximena Mujica Serdio, Universidade Federal do Paraná

Possui doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: operadores absolutamente somantes, teoremas de dominação e teoremas de fatoração.

Fernanda Buhrer Rizzato, Universidade Federal do Paraná

Possui mestrado em Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná.Universidade Federal do Paraná

Nathalie Aparecida Felicetti Luvison, Universidade Federal do Paraná

Aluna do curso de Matemática da UFPR.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Lima Couto, P. R., Serdio, X. M., Rizzato, F. B., & Luvison, N. A. F. (2020). MATEMATICATIVA: AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA POPULARIZAR A MATEMÁTICA. Cadernos Do IME - Série Matemática, (15), 151–166. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.55036

Edição

Seção

Caderno de Notas