O MÉTODO MULTITRAÇO-MULTIMÉTODO NA VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA EM DIETA INFANTIL

Rebeca Regly Marchitto, Maria Elisa Barros, Regina Serrão Lanzillotti, Haydée Serrão Lanzillotti

Resumo


Objetivo: Avaliar a validade convergente e discriminante de um questionário destinado a responsáveis pela alimentação da criança sobre a adoção do óleo vegetal in natura de acréscimo na dieta infantil como estratégia de aumento da densidade energética. Metodologia: Algoritmo Matriz Multitraço-Multimétodo (MTMM) tendo como entrada matrizes de correlação dos escores dos itens do questionário referentes a Escala Likert.  Resultados: O estudo amostral transversal com 300 responsáveis pela alimentação de crianças menores de dois anos realizado nos ambulatórios de pediatria de uma operadora de planos de saúde (SJM) e da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPC). Os valores da matriz Multitraço-Monométodo foram considerados de significância aceitável para as duas Unidades de Saúde, mas ao agregá-las, há uma perda na qualidade inferencial das correlações, explicada pela diferença da estrutura funcional das unidades. A matriz de correlação Multitraço-Multimétodo apresentou um grande número de correlações fracas entre diferentes traços (itens) medidos em PPC/UERJ e SJM (método), variando de -0,20 a 0,20, o que corrobora a validade discriminante. As correlações na diagonal de validade convergente para a PPC/UERJ variaram de -0,41 a 0,36 até 0,79, o que denota validade convergente. De forma análoga, em SJM, as correlações variaram de -0,23 a 0,90, podendo-se inferir sobre o alcance desta validade. Conclusão: O instrumento proposto apresentou evidências de validade discriminante e convergente.


Palavras-chave


Óleo vegetal in natura. Dieta de Criança. Correções de Spearman. Método Multitraço-Multimétodo, Validade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.54861

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Rebeca Regly Marchitto, Maria Elisa Barros, Regina Serrão Lanzillotti, Haydée Serrão Lanzillotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.