IMPLEMENTAÇÃO DA FATORAÇÃO DE CHOLESKY COM ÊNFASE EM SUA REPRESENTAÇÃO VISUAL

Michelle Lau de Almeida, Vanessa Fernandes da Silva, Isabelle Barbalho Oliveira de Souza, Marcelo Schots, Zochil González Arenas

Resumo


A decomposição ou Fatoração de Cholesky é um método direto de resolução de sistemas lineares, i.e., produz uma solução exata do sistema após um número finito de operações aritméticas.
Por se tratar de passos não triviais, o ensino deste método de decomposição pode se tornar desafiador. Neste contexto, representações visuais podem ser uma ferramenta de apoio vantajosa. Objetivando tornar o processo de ensino mais didático, este trabalho apresenta a implementação das etapas da decomposição utilizando a linguagem TuPy. Essa linguagem oferece uma abordagem gráfica que facilita a compreensão do método, já que é realizado o passo a passo da execução. Dessa forma, além de mostrar como funciona o método de fatoração do ponto de vista algorítmico, torna-se possível obter um entendimento mais efetivo através da visualização de cada etapa da decomposição.


Palavras-chave


Sistemas Lineares, Fatoração de Cholesky, Representação visual, TuPy Online

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.51124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Michelle Lau de Almeida, Vanessa Fernandes da Silva, Isabelle Barbalho Oliveira de Souza, Marcelo Schots, Zochil González Arenas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.