Modelo matemático para previsão de vendas: Regressão Linear Simples

Autores

  • Pascoal Epandi Canhanga Universidade José Eduardo dos Santos - Escola Superior Politécnica do Bié

DOI:

https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50427

Palavras-chave:

Regressão linear simples, modelo matemático, previsão de receitas.

Resumo

O presente artigo tem como objectivo apresentar uma das aplicabilidades interessantes da Matemática, bastante simples por meio do modelo de regressão linear simples. Fez-se, por meio do mesmo modelo a previsão de vendas de uma loja.

Utilizamos para o problema modelo, os dados colectados no registro de caixa de uma loja para aproveitando a incerteza do seu gerente, fazer previsão das vendas, utilizou-se também a folha de cálculo Excel para elaboração dos gráficos e tabelas que se impõem, bem como os respectivos cálculos.

Fez-se uma abordagem explicativa de uma função geral para um modelo econométrico com especificações nas suas variáveis. Passou-se em revistas aos elementos essenciais que nos proporcionam uma melhor análise da regressão linear simples e adaptamo-los às variáveis em estudo que são o custo com publicidade e vendas dos produtos.

 

Biografia do Autor

Pascoal Epandi Canhanga, Universidade José Eduardo dos Santos - Escola Superior Politécnica do Bié

Departamento de Ciências de Base-Escola Superior Politécnica do Bié-UJES, Licenciado em Educação Matemática e Mestre em Investigação em Matemáticas pela Universidad de Valladolid de España.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Canhanga, P. E. (2020). Modelo matemático para previsão de vendas: Regressão Linear Simples. Cadernos Do IME - Série Matemática, (14), 71–81. https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50427

Edição

Seção

Caderno de Notas