Modelo matemático para previsão de vendas: Regressão Linear Simples

Pascoal Epandi Canhanga

Resumo


O presente artigo tem como objectivo apresentar uma das aplicabilidades interessantes da Matemática, bastante simples por meio do modelo de regressão linear simples. Fez-se, por meio do mesmo modelo a previsão de vendas de uma loja.

Utilizamos para o problema modelo, os dados colectados no registro de caixa de uma loja para aproveitando a incerteza do seu gerente, fazer previsão das vendas, utilizou-se também a folha de cálculo Excel para elaboração dos gráficos e tabelas que se impõem, bem como os respectivos cálculos.

Fez-se uma abordagem explicativa de uma função geral para um modelo econométrico com especificações nas suas variáveis. Passou-se em revistas aos elementos essenciais que nos proporcionam uma melhor análise da regressão linear simples e adaptamo-los às variáveis em estudo que são o custo com publicidade e vendas dos produtos.

 


Palavras-chave


Regressão linear simples, modelo matemático, previsão de receitas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/cadmat.2020.50427

Apontamentos



Direitos autorais 2020 Pascoal Epandi Canhanga

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2236-2797 | ISSN: 1413-9030 

DOI
https://doi.org/10.12957/cadmat.

E-mail: cadernos_mat@ime.uerj.br    


Licença Creative Commons
Cadernos do IME - Série Matemática está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.